Tytöt tytöt tytöt

Título Original: Tytöt tytöt tytöt

Tytöt tytöt tytöt
Girl Picture (2022) é uma história que envolve três jovens adultas numa jornada amorosa e de autoconhecimento, dando a conhecer a vida de Emma (Linnea Leino), Mimmi (Aamu Milonoff) e Rönkkö (Eleonoora Kauhanen). O filme realizado por Alli Haapasalo foca-se na vida destas três jovens, dando-nos um olhar ao quotidiano de jovens adultas a lidar com os seus obstáculos que acabam por ser problemas com que qualquer jovem se consegue relacionar.

A abordagem autêntica à fase de jovem adulto, com foco na mulher, torna este filme do género "coming of age" fresco e entusiasmante. Em vez de tocar em assuntos de forma muito leviana ou nem sequer tocar neles, o filme aborda-os. O tema que mais apreciei foi o da assexualidade, que não costuma ser muito discutido nas várias formas de entretenimento. Aliás, uma das únicas ocasiões onde vi o tema abordado foi na série BoJack Horseman (2014). A naturalidade com que a sexualidade é abordada é outro ponto de destaque. Sexo é perfeitamente natural, especialmente durante a fase da adolescência e jovem adulta, e neste filme é tratado dessa forma, tanto fisicamente como em diálogo. E é assim que é suposto. Aliás, a naturalidade com que o filme aborda a sexualidade é refrescante, pois todos nós somos diferentes em diversos aspetos, neste caso, a sexualidade/orientação. A química e dinâmica entre personagens eleva esta abordagem, o que acaba por ser um problema: a curta duração do filme impede-nos de observar mais snippets da sua relação. Eu queria ter visto mais cenas delas juntas! Porque para além da química entre o casal, Rönkkö é contagiante e cheia de vida. Sem dúvida o melhor desempenho do filme.

A narrativa ocorre quase sempre às sextas-feiras, ocorrendo time-skips entre estas, com exceção da última, que se prolonga para o sábado. Apesar disto impulsionar as relações e o desenvolvimento das personagens, surge com isto o mesmo problema referido anteriormente: teria sido bom ver mais as dinâmicas entre personagens e dar mais tempo de ecrã a cada uma.
Tecnicamente, não existe algo negativo a apontar. O filme foi gravado com rácio da academia, fornecendo assim um olhar aproximado que acentua bem no tipo de narrativa e temáticas.

A refrescante e íntima abordagem a relacionamentos e à assexualidade tornam este filme uma ótima experiência cinematográfica, sendo quase impossível não nos relacionarmos ou, pelo menos, sentir empatia e consequentemente torcer pelas personagens (a jovialidade de Rönkkö ajuda bastante neste departamento!). Um filme que gostei bastante e uma ótima recomendação para quem quer um retrato autêntico do que é ser um jovem a descobrir-se numa etapa da vida tão importante.
avatar

lordedopao1 ano atras

Título original: Tytöt tytöt tytöt

Estreia em Portugal: 2022-04-14

Sinopse:

Género: Romance, Drama

Distribuidor: Citizen Jane Productions

Duração: 100 minutos