O Anjo Exterminador

Título Original: El ángel exterminador

O Anjo Exterminador
O meu primeiro filme do realizador espanhol Luis Buñuel é um estudo comportamental e uma sátira à classe rica. Previamente, Luis Buñuel já tinha realizado Los Olvidados (1950) e Viridiana (1961), trabalhando ainda no filme The Discreet Charm of the Bourgeoisie (1972), com todos estes filmes a terem temáticas recorrentes: a crítica, sátira e observação (realista) das várias classes sociais. Após ver o filme no cinema, senti que necessitava de ver uma segunda vez, o que acabou por acontecer, de forma a perceber bem e melhor o filme, estando mais atento ao diálogo, alegorias e edição. Neste filme, além de criticar a classe alta, Luis Buñuel aproveita para atirar farpas à igreja, embora com menos intensidade quando comparado com outros dos seus filmes.

Com caraterísticas surrealistas, marca constante do realizador, o filme começa com uma vontade metafísica de abandonar a mansão por parte dos funcionários, com exceção do mordomo principal, com esta última caraterística a servir de alegoria à “luta” entre as classes mais baixas, de forma a ficar sempre em cima na hierarquia, mesmo sem alguma vez conseguir atingir o topo (a classe alta). A mansão vai receber uma festa, para a qual foram convidadas pessoas de classe alta. Após o jantar e convívio, com situações algo caricatas no meio, surge algo que impede as pessoas de saírem da sala onde se encontram: uma barreira invisível. Esta barreira não é propriamente física, mas mental. As personagens que se encontram na sala não conseguem sair e quem está fora da mansão não consegue entrar.

Este cenário coloca o grupo numa situação difícil, reminiscente de Lord of the Flies, com Luis Buñuel a aproveitar para explorar e criticar a classe alta, revelando a sua hipocrisia e os seus verdadeiros "eus". Apesar de não existir um grande desenvolvimento das personagens, e penso que não seja necessário tendo em conta o objetivo do filme, com cada personagem a possuir um nome e pouco mais, cada uma possui uma caraterística fundamental. Estas incluem hipocrisia, maçonaria, perversão, entre outras. No fundo, algumas das caraterísticas intrínsecas das diversas pessoas que formam uma sociedade. No caso deste filme, estas caraterísticas vêm ao de cima à medida que a situação se prolonga, com um ambiente cada vez mais stressante e tenso, com cenas condizentes com estas emoções, como quando partem um cano para terem acesso a água. A forma como Luis Buñuel enquadra isto tudo é genial, culminando no desaparecimento total do que supostamente, mas falsamente, carateriza as classes burguesas. Foi esta subversão que me cativou, a simples premissa que numa situação de descalabro o ser humano retorna à sua base independentemente do seu estatuto social e económico. E um dos problemas no filme está aqui. Enquanto eu me refiro ao ser humano, Luis Buñuel refere-se neste filme unicamente à classe burguesa. É errado afirmar que os outros estratos sociais não iriam enveredar pelo mesmo caminho. Aliás, ao referir-me ao ser humano no geral e não a uma classe específica, eu próprio assumo que independentemente da classe social, muitos acabariam por mostrar o seu verdadeiro "eu".

O surrealismo presente no filme é proporcionado pela edição, alegorias, e algumas cenas e diálogos que recorrem a repetições, incluindo o abandono inicial por parte dos funcionários, como se de uma premonição se tratasse. Desta forma, o filme transmite constantemente que há algo de errado e transcendente no que se está a passar, sem nunca revelar o mecanismo nem a razão, embora esta última se torne clara após uma observação astuta.

Para quem procura uma crítica social (com um certo foco na sociedade espanhola da altura) ou uma introdução à filmografia de Luis Buñuel, ou ambos, este filme é um bom ponto de entrada. Apesar de não ser perfeito, nunca excede o seu tempo, mantendo assim a curiosidade do espetador viva até ao fim.

Mais reviews e classificações: https://boxd.it/lxp7
avatar

lordedopao1 ano atras

1

Título original: El ángel exterminador

Estreia em Portugal: 1962-05-16

Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados de uma festa de alta classe sentem-se estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.

Género: Comédia, Drama, Fantasia

Distribuidor: Producciones Gustavo Alatriste

Duração: 95 minutos